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Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Síntese da Multiplicação I Como alcançar objetivos de forma planejada


Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades demandadas por um projeto. Os processos que o compõem podem ser reunidos em cinco grupos: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. E em nove áreas do conhecimento: gerenciamento da integração, do escopo, do tempo, dos custos, da qualidade, dos recursos humanos, da comunicação, dos riscos e dos fornecimentos de bens e serviços.

Não se pode perder de vista que projeto é esforço temporário para alcançar um objetivo específico, apesar de suas técnicas serem aplicadas em atividades rotineiras da empresa. No entanto, as operações e projetos diferem entre si principalmente porque a primeira tem caráter contínuo e repetitivo e os projetos, caráter temporário e único, com início e término definidos.

As organizações modernas estão descobrindo que a utilização do gerenciamento de projetos traz muitas vantagens para atender as exigências dos consumidores e acompanhar a velocidade do mercado, sem perder em eficiência. Por isso, se tornou uma técnica, uma disciplina, até um espaço para a filosofia, por permitir o desenvolvimento de processos inovadores; o planejamento, a organização e o controle de iniciativas estratégicas; o monitoramento para medir o desempenho de empreendimentos complexos, análises e divergências significativas para prever seus impactos na organização.

O gerenciamento moderno de projetos começou no final dos anos 50 e início dos anos 60, quando o porte, escopo, duração e recursos necessários para os novos projetos começaram a exigir mais que um fluxograma e uma mesa de reuniões. Ao mesmo tempo, literatura sobre o assunto começou a surgir. A expressão "Gerenciamento de Projetos" foi incorporada ao vernáculo, ainda que limitada essencialmente à engenharia e construção.

Hoje, é utilizado globalmente e sem distinção por corporações de bilhões de dólares, governos e pequenas organizações com ou sem fins lucrativos. A liderança em gerenciamento de projetos é uma habilidade altamente procurada como diferencial competitivo global para que novos projetos e desenvolvimento de negócios sejam completados no prazo e dentro do orçamento. Há quem afirme que os gestores de projetos serão os responsáveis pelo desenvolvimento das novas empresas deste século.

O gerenciamento de projetos ganhou popularidade durante as últimas décadas em função de uma série de mudanças significativas no local de trabalho. Dentre as quais se destacam:

- Processos de Downsizing (menos pessoas para fazer mais tarefas);

- Projetos e serviços maiores e mais complexos;

- Competição global e feroz;

- Acesso à informação mais fácil através de amplas redes de comunicação;

- Clientes mais sofisticados que exigem produtos e serviços de maior qualidade;

- Crescimento tecnológico exponencial;

- Organizações multinacionais que buscam estabelecer práticas uniformes para gerenciar projetos.