Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela E.D. Assessoria Contábil, de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Conheça três modalidades de estratégias comerciais


Conheça três modalidades de estratégias comerciais

Defina a que mais se ajusta ao perfil da sua empresa.

Todo negócio que possui como objetivo o lucro deve ter a sua estratégia definida para atingir as metas planejadas. Quem busca essa definição devem conhecer quais são os tipos possíveis de estratégia, principalmente para a micro e pequena empresa. Embora sejam muitos os tipos de estratégias comerciais, cuja adoção determina o comportamento de toda empresa, Michel Porter condensou em três tipos básicos de estratégias: liderança em custos, diferenciação e foco.

· Liderança em custos

A empresa que adota esta estratégia trabalha para conseguir os menores custos de materiais e de mão-de-obra, praticando preços reduzidos, além de obter uma grande participação de mercado, que resulte no lucro pelo alto volume de vendas. No caso da adoção desse modelo, o risco é o surgimento de empresas com custos ainda menores. Outra dificuldade dessa estratégia, principalmente para o pequeno negócio, é de que mesmo ofertando preços reduzidos pode-se não conseguir o volume esperado nas vendas. São muitas as empresas de varejo, geralmente com alto poder de publicidade, que adotam tal estratégia, “brigando” na mídia pelo menor preço. Em resumo: deve-se tomar muito cuidado ao se pensar na sua adoção, pois, sendo usada por impulso, pode comprometer a própria sobrevivência do negócio.

· Estratégia da diferenciação

Neste modelo, a empresa concentra-se em oferecer benefícios importantes aos seus clientes, valorizados por grande parte do mercado e diferentes dos demais concorrentes. Esses benefícios podem ser: atendimento diferenciado, pós-venda especial, assistência técnica, rapidez nas entregas, entre outras ações inovadoras. Um exemplo interessante é o da Kopenhagem que, com uma embalagem sofisticada, transformou o chocolate em uma opção de presente. As empresas que adotam essa estratégia devem cultivar sempre a busca pela inovação, pela diferenciação, sabedoras de que podem rapidamente ser copiadas pelos concorrentes, tornando-se iguais novamente.

· Estratégia do foco

Neste caso, a empresa concentra o seu negócio em um segmento estreito do mercado por conhecer profundamente suas necessidades, criando identificação e fortalecimento com os clientes, resultando em fidelidade, ou seja, vendas constantes. É o caso das lojas de vestuário “tamanho grande”, dos produtos religiosos ou dos produtos direcionados a uma faixa etária específica.

Portanto, seja qual for o seu negócio, é importante pensar na adoção de uma estratégia que represente o que a empresa faz de melhor para obter os lucros sempre tão almejados.